Canal de Conteúdo da Optimize e Plataforma Sintonia.

Aqui você encontra diversos conteúdos e materiais gratuitos sobre gestão estratégica, transformação de processos de negócios, projetos e de como enganjar sua equipe para colocar sua empresa em sintonia e alcançar os resultados…

Nossas Redes Sociais

Nossas Redes Sociais:

Top
A gamificação faz você fidelizar clientes e ter mais lucro – Blog Gestão em Sintonia
6200
post-template-default,single,single-post,postid-6200,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,mkd-smooth-scroll,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

A gamificação faz você fidelizar clientes e ter mais lucro

Uma das chaves para o sucesso de uma empresa é sua capacidade de fidelizar clientes. Esta, no entanto, está entre as tarefas mais desafiadoras que uma estratégia de marketing e de vendas enfrenta. Isso acontece porque existem muitos fatores envolvidos no processo de transformar um cliente comum em um cliente fidelizado. E mais difícil ainda porém a meta ideal: tornar um cliente em promotor da marca.

Muito se fala em encantar o cliente, mas poucos vão além de uma ideia geral sobre como fazer isso. Claro que fazer o básico de forma bem executada é essencial. Isso significa:

  • realizar um atendimento atencioso e eficiente;
  • ter um produto de qualidade que atenda às expectativas do consumidor;
  • executar um pós-vendas assertivo e ágil na solução de problemas;
  • possuir um site intuitivo e descomplicado para a venda online.

Entretanto, cumprir todos esses requisitos pode ser apenas o mínimo que o cliente espera. Para torná-lo um fiel consumidor e promotor de sua marca é preciso ir além. É aí que entram as estratégias de gamificação.  Com elas é possível gerar uma série de estímulos que funcionam como atrativo para novos clientes e também como táticas para aumentar a fidelização.

Quer entender melhor o que é gamificação? Quer descobrir como essa ferramenta se converte em um poderoso recurso para fidelizar clientes? Então continue lendo este artigo!

Entenda o que é gamificação

O termo é uma adaptação para português da expressão em inglês “gamification”. Seu conceito de baseia em aplicar em diversas atividades os mesmos princípios e dinâmicas presentes em jogos, como, por exemplo, desafios, competitividade, pontuação, recompensas etc. Estes são elementos que, quando usados de forma correta e estruturada, estimulam as pessoas diferentes níveis.

>>> Leia também: Gamificação, use e tenha um time sempre engajado

Assim, estratégias de gamificação têm se mostrado eficientes quando aplicadas em atividades de diversas naturezas, inclusive nas empresas. Treinamentos, campanhas motivacionais, vendas e estratégias para fidelizar clientes são alguns exemplos de como essa ferramenta tem sido utilizada.

A base da gamificação está ancorada no modo como nosso cérebro funciona diante de certas propostas desafiantes. Desde os primeiros jogos criados pelo homem até os modernos videogames de última geração, o funcionamento de nossa percepção diante deles é o mesmo.

Somos estimulados e movidos pelo desafio e tendemos a insistir nele. Principalmente quando receber pelo caminho pequenas recompensas que causam no cérebro uma sensação de prazer. Essas recompensas não precisam ser, necessariamente, materiais. Basta uma pontuação simbólica, uma fase superada, um novo nível atingido, entre outras, para que sintamos algum prazer e o desejo de continuar.

É nesses moldes que ações de gamificação são utilizadas nas mais diversas situações. Inclusive para fidelizar clientes.

Como a gamificação acontece na prática

Existem muitos exemplos de como esse princípio se aplica na prática. Um dos mais conhecidos costuma ser visto em departamentos de vendas que desenvolvem sistemas de pontuação e promovem premiações para os melhores vendedores.

Esse é um exemplo clássico de gamificação. No entanto, serve apenas como ilustração. A sua efetividade depende de mais elementos do que estabelecer pontuação e premiar o melhor colocado.

Há uma dinâmica mais complexa na sua execução para que os resultados sejam satisfatórios e consistentes para todos participantes, não apenas para quem venceu. A gamificação deve, antes de tudo, gerar participação e não frustração.

Um outro exemplo, bastante utilizado em sites de venda online, é o passo a passo. Como nesses sites a venda depende do preenchimento de cadastro e outras burocracias incontornáveis, não é raro que o cliente em potencial desista da compra antes de terminar todo preenchimento.

A gamificação entra como estratégia quando o processo é dividido em partes, formando um passo a passo no qual o cliente sempre sabe em que etapa está e quantas faltam para concluir a compra. Quando isso é desenhado de forma intuitiva, leve e sempre buscando passar a sensação de rapidez e simplicidade, o efeito é percebido na redução de desistências de compra no meio do processo.

Atrair, reter e fidelizar clientes

Toda estratégia de gamificação pode ser resumida em um único grande propósito: engajamento!

Isso vale tanto para quando é aplicada internamente quanto quando é utilizada com foco no cliente. Outros elementos como métricas e objetivos também fazem parte de uma estratégia completa. Mas a melhor forma de simplificar sua aplicabilidade é no conceito de engajamento. Porque, em última instância, isso é algo que toda empresa deve buscar.

A afirmação acima se justifica quando pensamos como o engajamento é base para quase qualquer ação bem-sucedida. Sem ele, equipes não produzem em seu potencial máximo. E sua falta também é percebida nas vendas: os clientes não se sentem atraídos a comprar algo.

Engajar se torna, assim, a palavra-chave e o objetivo mais buscado para muitos planos de ação. Ao mesmo tempo, engajar pessoas é um desafio tremendo, pois disso depende um elevado grau de envolvimento de cada um, algo sempre difícil de conseguir.

Contudo, é exatamente na sua grande capacidade de gerar engajamento que os processos de gamificação mais se destacam e geram resultados. São uma forma muito eficiente de atrair, reter e fidelizar clientes, simplesmente porque toda a dinâmica dos jogos é fundamentada nesse tripé.

Por meio de diversos recursos, que devem sem planejados de acordo com as características de cada negócio, um cliente que chega a um site pode ser rapidamente fisgado por uma estratégia de gamificação. Quanto mais eficiente for, mais será capaz de retê-lo, levá-lo à compra e trazê-lo de volta no futuro.

Como implantar uma estratégia de gamificação

Como se pode imaginar, essa é uma ferramenta que permite um leque gigantesco de possibilidades e aplicações, inclusive sendo uma excelente opção para fidelizar clientes. Sua grande flexibilidade faz com que seja adaptável a muitas realidades. Isso significa que, para cada modelo de negócio, ela terá características específicas.

No entanto, há alguns elementos básicos na forma como a dinâmica de gamificação funciona. Conheça cada um deles.

Customização

Permitir a criação de um perfil e oferecer pequenos ajustes de personalização é uma forma não apenas de atrair, mas também de coletar informações sobre o cliente.

E-mail e outros dados que ajudem a segmentá-lo em um perfil podem ser obtidos em um processo de criação de avatar, de criação de login e cadastro antes mesmo da compra ser decidida.  Assim você obtém informações preciosas do seu púbico-alvo que facilitam a tarefa de vender e fidelizar clientes.

Regras

Crie regras simples e que deixem claras as condições não apenas para participar, mas, principalmente, para evoluir nas etapas. Explique qual a dinâmica, como são os pontos, quais os objetivos e as recompensas.

Objetivos

Crie objetivos que estimulem o cliente a continuar no site, a conhecer mais sobre seus produtos. É a busca pela conquista desse objetivo que vai mantê-lo engajado no processo de gamificação e, mais adiante, torná-lo um cliente fiel.

Pontos

Estabeleça um sistema de pontuação fácil de entender e cujo acúmulo gere recompensas estimulantes. Esse estímulo é excelente para fidelizar clientes.

Recompensa

Antes de definir quais serão as recompensas, é preciso entender o perfil do seu público. Essa é a melhor forma para elaborar recompensas que sejam capazes de mantê-lo engajado.

A gamificação é um recurso de alta eficiência para gerar engajamento. É uma ferramenta que está sendo cada vez mais adotada por empresas em todo o mundo. Seus benefícios e sua capacidade de fidelizar clientes têm se mostrado vantajosos, gerando resultados consistentes.

Graças à sua flexibilidade e variedade de aplicações, pode ser uma estratégia de vendas e de fidelização de custo relativamente baixo com potencial para alancar seu negócio. Elabore sua estratégia e veja os resultados.

Achou este conteúdo interessante? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Pelo desejo intrínseco de empreender, de criar algo que fosse valorizado pelo mercado e que tornasse a gestão das organizações mais simples, mais assertiva e que as colocasse em um outro patamar, o da inovação e alta performance, é que pensamos a Optimize.  Venha e junte-se a nós!

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Comentários