Canal de Conteúdo da Optimize e Plataforma Sintonia.

Aqui você encontra diversos conteúdos e materiais gratuitos sobre gestão estratégica, transformação de processos de negócios, projetos e de como enganjar sua equipe para colocar sua empresa em sintonia e alcançar os resultados…

Nossas Redes Sociais

Nossas Redes Sociais:

Top
Case: melhor resultado financeiro com análise de crédito – Blog Gestão em Sintonia
6587
post-template-default,single,single-post,postid-6587,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,mkd-smooth-scroll,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Case: melhor resultado financeiro com análise de crédito

Melhorar processos é determinar quais são os caminhos mais eficientes e produtivos para chegar a um melhor resultado financeiro. Esse é um trabalho que passa por entender a dinâmica de um cliente, suas dificuldades e, a partir de uma análise profunda, achar as soluções que ele precisa. Foi o que aconteceu com o processo de análise de crédito do cliente atendido pela equipe da Optimize.

Trata-se de uma empresa que atua no comércio e possui crediário próprio. Nesse cenário, a concessão do crédito exige sempre muito critério e organização a fim de conseguir melhor resultado financeiro. Afinal, estamos falando de uma operação que envolve riscos e, por isso, depende de procedimentos precisos. Caso contrário, o risco aumenta e as chances de prejuízo se tornam muito grandes.

Veja a seguir um estudo de caso que mostra como a Optimize atuou de forma assertiva para aperfeiçoar os processos de análise de crédito desse cliente e assim faze-lo conquistar um melhor resultado financeiro.

O cenário do cliente

Sem ter uma área específica para análise de crédito e avaliação de riscos, nosso cliente dispunha de procedimentos não padronizados. As exigências para a aprovação do pedido de crédito eram poucas e o processo não atendia a critérios rígidos.

Funcionava da seguinte maneira:

1. O cliente solicitava o crédito como forma de pagamento da compra.

2. O atendente realizava uma consulta no sistema interno na loja. Dependendo do resultado, havia duas possibilidades:

a. caso encontrasse alguma pendência ou atraso em pagamentos de compras anteriores, o sistema emitia um alerta e a venda por crediário não era autorizada;

b. caso não houvesse qualquer pendência interna, eram solicitados dados básicos do cliente, como RG, CPF, endereço, telefone etc. Uma feita uma consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e ao Serasa e, caso nada constasse, o cliente tinha seu crediário aprovado.

Como se vê, os critérios para concessão do crédito eram bastante limitados. Não dependiam de uma análise mais detalhada do perfil do cliente, apenas de seu histórico junto à empresa e aos serviços básicos de cadastro de inadimplentes.

Além disso, todo o processo era feito sem padronização. Assim, cada atendente realizava as poucas etapas do procedimento de um modo diferente. Não havia documentação, manual ou qualquer guia com orientações de como proceder em situações incomuns. Ou que servissem como material de treinamento para novos colaboradores. Era tudo muito informal, explicado no boca a boca e executado sem padrão.

Os problemas enfrentados

Diante da falta de organização e de critérios mais elaborados, todo o processo dava margem a erros diversos, tais como:

  • operações de crédito com contratos não assinados;
  • clientes com cadastros desatualizados;
  • liberação de crédito acima dos limites estabelecidos;
  • garantias não formalizadas;
  • cobrança ineficiente.

A soma de todos esses problemas resultava em custos elevados, inadimplência alta, demora no atendimento, desencontro de informações, perda de tempo e retrabalho constante. Resumindo em uma única palavra: prejuízo. E assim ficava difícil obter um melhor resultado financeiro.

Reformulando o processo de análise de crédito

Para a Optimize, todo o trabalho de aperfeiçoamento de processos começa sempre com um bom planejamento. É preciso, antes de tudo, conhecer todos os detalhes relevantes, entender o estágio em que as coisas estão, estimar opções de melhoria e traçar um caminho para chegar a um resultado otimizado e consistente. E assim obter um melhor resultado financeiro.

Depois de analisar como era feita a concessão de crédito, iniciou-se um estudo para encontrar meios de tornar todas as atividades padronizadas. No entanto, padronizado não deve significar engessado ou burocrático. É preciso, antes de tudo, que seja sempre eficiente e assertivo.

Com isso em mente, foram desenvolvidos indicadores de classificação de risco que pudessem dar melhores parâmetros para uma análise de crédito aperfeiçoada. Assim, além da consulta ao SPC e Serasa, outros dados entraram como necessários à análise como, por exemplo:

  • idade;
  • estado civil;
  • número de dependentes;
  • tipo de residência (própria, alugada ou em outras situações);
  • tipo de atividade;
  • renda.

Para cada um desses itens foram atribuídas diferentes notas que, quando somadas, geram um índice de classificação de risco com diversos níveis. Assim, a análise de crédito chega a um resultado que vai desde a concessão integral até a não concessão, passando por uma opção de crédito parcial.

Também foi redefinido e documentado o fluxo mais adequado à execução do procedimento. Ele inicia com a solicitação do crédito pelo cliente. Em seguida, o atendente faz o preenchimento do formulário eletrônico. Nesse formulário estão os campos citados acima, que serão utilizados para uma análise mais completa do perfil do cliente.

As informações preenchidas vão para a área de crédito e cobrança, na qual serão analisadas. De acordo com o resultado dessa análise, há três caminho possíveis:

  • O formulário retorna para o atendente no caso de alguma informação estar incompleta.
  • O crédito é aprovado e todas as garantias são formalizadas.
  • O crédito é negado, o atendente comunica ao cliente e inicia a negociação da compra à vista.

Otimizando o processo de cobrança para um melhor resultado financeiro

Como se sabe, não há sistema ou metodologia de análise de crédito que garanta 100% de efetividade. Sendo assim, a área de cobrança tem um papel fundamental para evitar perdas e atuar sobre eventuais inadimplências.

Assim, como parte da reestruturação dos processos do cliente, a Optimize também redesenhou a estrutura de recuperação de crédito. Nesse processo foram traçadas etapas claras e bem definidas para que a atuação seja feita de forma proativa, reduzindo efetivamente os prejuízos causados por atrasos e suspensões de pagamentos.

O resultado de todo esse trabalho desenvolvido pela Optimize – que envolveu análise de processos, planejamento e implantação de novos procedimentos – foi a padronização e o aumento de eficiência e um melhor resultado financeiro.

Todos os colaboradores envolvidos nessas áreas agora têm clareza sobre suas atribuições e sobre qual exatamente é o seu papel e a suas responsabilidades dentro do procedimento. Também se sentem melhor capacitados para utilizarem as ferramentas e os critérios de concessão de crédito, de modo a fazê-lo com o menor risco possível.

Os benefícios colhidos pelo cliente foram muitos. Ao buscar a reorganização de seu processo de análise de crédito, a empresa teve a oportunidade de obter um melhor resultado financeiro de suas operações. O esforço se converteu em redução de custos, saúde financeira melhor e colaboradores mais bem preparados.

Quer também otimizar seus processos e obter um melhor resultado financeiro? Entre em contato com Optimize  e também descubra meios de tornar a sua empresa mais eficiente.

Pelo desejo intrínseco de empreender, de criar algo que fosse valorizado pelo mercado e que tornasse a gestão das organizações mais simples, mais assertiva e que as colocasse em um outro patamar, o da inovação e alta performance, é que pensamos a Optimize.  Venha e junte-se a nós!

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Comentários