Como evitar a inadimplência nas empresas cerealistas
Assim como em grande parte dos negócios, a inadimplência nas empresas cerealistas é um desafio constante para qualquer gestão. Esse é um problema que está sempre rondando, mas que se torna mais recorrente em tempos de crise econômica. O fato é que quando ela atinge um volume elevado oferece risco de afetar a saúde financeira de uma empresa. Por isso muitas organizações investem recursos para evitar a inadimplência.
Por isso, dedicar atenção a essa questão é algo necessário para o sucesso do negócio. Embora a economia seja grande responsável por aumentar o problema, também é possível tomar diversas ações para evitar a inadimplência e reduzir seus impactos negativos.
Do planejamento estratégico à implementação de ferramentas, existe uma série de caminhos a serem tomados para controlar e atenuar a taxa de inadimplência. Assim, é absolutamente importante conhecer o leque de opções que o mercado disponibiliza, além de estar antenado com as mais modernas e eficientes práticas de gestão.
Se você quer saber como manter sob controle esse problema tão comum a muitas empresas cerealistas, continue lendo este texto!
Como evitar a inadimplência nas empresas cerealistas
Um cliente inadimplente é, basicamente, aquele que não efetuou o pagamento dentro do prazo estipulado. Quando isso acontece, a empresa é afetada em sua previsão de receita. Esse problema é menos grave se o pagamento ocorrer poucos dias após o vencimento e muito sério quando simplesmente não é feito, ficando sem previsão para ser realizado.
Alguns casos de inadimplência ocasionais e por um curto período fazem parte de todo negócio. Qualquer cliente, fornecedor ou pessoa física está sujeito a imprevistos. Porém, a coisa ganha proporções muito preocupantes quando a inadimplência se torna recorrente e volumosa, afetando financeiramente a empresa.
Para contornar esse problema, existem diversas alternativas e estratégias. Há ações que podem ser executadas no sentido de reduzir a inadimplência, outras visam atuar de forma planejada para que o negócio não seja tão afetado quando ela ocorre. Há também meios de monitorar sua evolução, prever o andamento do problema e, com antecedência, tomar iniciativas para reduzir seus danos.
Aqui estão as principais medidas a serem tomadas para evitar a inadimplência em sua empresa.
Mantenha os processos eficientes
Essa é uma ação que deve valer para todas as áreas da empresa. Ter processos eficientes resulta em economia de recursos e aumento da produtividade. Isso também se aplica às áreas de vendas e cobrança.
Para saber se as tarefas e os controles do seu negócio estão sendo executados com eficiência, é preciso antes fazer um mapeamento de processos. Trata-se de uma avaliação completa de todos os processos de uma área específica ou mesmo da empresa inteira. O resultado desse trabalho vai indicar gargalos e pontos de melhoria e reformulação.
No combate à inadimplência, isso pode ser determinante para entender como aperfeiçoar o sistema de cobrança ou a análise de crédito, por exemplo.
Invista em um sistema de gestão completo
Uma gestão de qualidade, amparada por sistemas completos, ajuda a manter a empresa funcionando com o máximo de eficiência. Isso, naturalmente, impacta na gestão de pagamentos e cobranças. Quanto mais eficaz ela for menor é o risco de ser pego de surpresa por um aumento na inadimplência.
O mercado dispõe de centenas de soluções para gestão. A dica é buscar uma que seja flexível e adaptável à realidade do seu negócio. No caso das empresas cerealistas, há uma série de particularidades e características. Por isso, é preciso que a solução atenda a esses quesitos de forma completa.
Assim, é importante conhecer não apenas o que está disponível hoje em temos de sistemas de gestão, mas também quais são as práticas mais modernas e eficazes que estão sendo implementadas nas empresas como um todo.
Faça análise de crédito com critério
Entre os processos mais importantes para evitar a inadimplência está a análise de crédito. Esse é um trabalho delicado que deve ser executado com a máxima eficiência. Por isso, é preciso que todas as etapas de sua execução sejam realizadas com critérios e objetivos claros.
Isso requer não apenas sistemas de análise precisos, mas também a definição de processos eficazes. É mais uma situação na qual o mapeamento de processos pode ser a ferramenta ideal para otimizar o trabalho e os resultados.
Assim, com uma análise de crédito otimizada, cai significativamente os riscos de inadimplência, realizando aquilo que se chama de venda de qualidade.
Use indicadores de performance voltados para a inadimplência
Monitorar diariamente a cobrança e os pagamentos é uma forma de manter as taxas de inadimplência sob controle. Para isso é necessário ter parâmetros claros e informações frescas sobre os números do dia.
Isso requer soluções e ferramentas de gestão modernas, capazes de entregar análises e índices com agilidade e precisão.
É o acompanhamento diário desses indicadores que vai permitir prever e, assim, tomar decisões e ações capazes de evitar a inadimplência.
Aposte na automação
Fazer investimento em melhoria de processos implica também em apostar na automação. Os recursos digitais disponíveis hoje permitem que diversas tarefas que antes demandavam tempo e pessoal possam ser realizadas de forma automática e precisa. E isso inclui a cobrança.
Dispor de um sistema automatizado de cobrança permite eficiência e redução de custos na execução de diversos procedimentos padrões, como emissão de boletos, alertas de atrasos e até a formulação de propostas para a renegociação da dívida.
Além disso, por meio de soluções digitais de automação é possível monitorar diversas etapas da cobrança de modo sistemático. Assim, é possível antecipar tendências, identificar padrões e agir com antecedência diante de riscos iminentes de inadimplência.
Tudo isso permite que gestores tenham mais tempo e melhores informações para decisões estratégicas, agindo com precisão e evitando problemas financeiros decorridos do não pagamento por parte de clientes.
O que esse conjunto de alternativas listado acima revela é que as organizações de hoje, sejam de qual segmento for, não podem abrir mão de ferramentas digitais e da otimização de seus processos. Esta é a melhor forma de ganhar performance e robustez dentro de seus mercados, garantindo resultados consistentes em todas as áreas, inclusive na financeira. E é uma excelente maneira de evitar a inadimplência.
Medidas como as apresentadas aqui podem ajudar a evitar a inadimplência nas empresas cerealistas, assim como em negócios de outra natureza. Elas são válidas para organizações de todos os portes, porque apresentam ideias e soluções que podem ser implementadas em uma ampla variedade de gestões e segmentos.
Deixe seu comentário abaixo! Diga o que achou do artigo e compartilhe sua visão sobre como evitar a inadimplência!