Canal de Conteúdo da Optimize e Plataforma Sintonia.

Aqui você encontra diversos conteúdos e materiais gratuitos sobre gestão estratégica, transformação de processos de negócios, projetos e de como enganjar sua equipe para colocar sua empresa em sintonia e alcançar os resultados…

Nossas Redes Sociais

Nossas Redes Sociais:

Top
Metodologia de consultoria em planejamento estratégico – Blog Gestão em Sintonia
6692
post-template-default,single,single-post,postid-6692,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,mkd-smooth-scroll,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Metodologia de consultoria em planejamento estratégico

Qual empresário ou gestor não gostaria de obter os melhores resultados possíveis para o seu negócio ou para a organização em que trabalha? Os fatores que possibilitam performances incríveis são muitos e de diversas naturezas. Envolvem competências, engajamento dos times, ações bem coordenadas, operações enxutas, processos otimizados, visão sistêmica e faro para oportunidades.

O que esses e outros tantos elementos têm em comum é que todos dependem de direcionamento planejado. E isso, muitas vezes, demanda uma boa consultoria em planejamento estratégico.

Para ajudar seus clientes a encontrar o melhor de seu potencial, desenvolvê-los ao máximo e alcançar os melhores e mais sólidos resultados, a Optimize vem desenvolvendo seu método de consultoria em planejamento estratégico. Ele se baseia no uso de diversas ferramentas modernas e inovadoras comprovadamente eficazes na área da gestão estratégica.

O segredo – que não chega a ser segredo, pois é compartilhado com cada cliente – é fazer uso das melhores e mais modernas tecnologias e metodologias existentes, sempre de forma otimizada, prática e orientada para o resultado. A ideia é aplicá-las sob um viés customizado, alinhado às necessidades e particularidades de cada negócio.

Neste artigo, vamos detalhar como este método de consultoria em planejamento estratégico é aplicado, como ele funciona e quais benefícios sua empresa vai obter ao adotá-lo.

Continue lendo e descubra como impulsionar seus resultados por meio da nossa consultoria em planejamento estratégico.

>>> Leia também: Planejamento estratégico para resultados de alta performance.

Vantagens da consultoria em planejamento estratégico

Identificar seu posicionamento, apurar sua visão e determinar as melhores ações a serem tomadas são três elementos que poderiam resumir as vantagens globais de um planejamento estratégico inteligente e bem executado. Esses elementos são o ponto de partida para que a empresa desenvolva resultados sólidos. Por isso, na elaboração de um plano, em nossa consultoria em planejamento estratégico, três aspectos serão a base do trabalho:

Posição no mercado – com uma boa consultoria em planejamento estratégico, o cliente terá melhores condições para entender qual sua situação atual em termos estratégicos. Assim, poderá compreender melhor em qual arena está jogando e como esse jogo deve ser jogado;

Objetivos que precisam ser alcançados – uma vez que esteja claro em que ponto da jornada a empresa está, é possível definir aonde ela deve se esforçar para chegar. É a partir disso que se desenvolve uma visão de futuro, uma perspectiva de objetivos a serem buscados e elaborados sempre com foco na direção que a empresa deve seguir. Toda jornada deve ter um rumo claro e um planejamento de qualidade oferece esse direcionamento;

Ações que devem ser realizadas – saber a direção é uma coisa, mas saber o que é preciso ser feito para chegar lá é outra. Esse é o grande desafio, o de operacionalizar o atingimento dos objetivos traçados. Isso demanda planos de ação, desdobramento em metas menores, otimização e automação de processos. Em outras palavras, é a hora de colocar a mão na massa, mas mesmo para isso é preciso ter um plano bem desenhado.

Elementos do planejamento estratégico

Para que seja mais fácil entender na prática como funciona o nosso método de consultoria em planejamento estratégico, vale explicar de forma mais aprofundada o principais elementos que fazem parte do planejamento estratégico.

Cada um desses elementos tem um papel essencial no sucesso da estratégia, desde a sua concepção até a plena implementação. Entretanto, a máxima eficiência de sua aplicação depende de um trabalho de coordenação entre eles, para que sejam implantados de modo personalizado, atendendo ao perfil único de cada negócio.

Assim, podemos dizer que, isoladamente, eles são importantes, mas é apenas em conjunto que alcançam seu máximo potencial. E é justamente nisso que está o grande desafio: planejar e coordenar de forma integrada, inteligente e eficiente esse conjunto de ferramentas.

A seguir, vamos tratar de cada uma delas.

Análise de ambiência 

Antes de saber para onde ir, é preciso saber onde está. E antes de saber qual rumo tomar é preciso saber qual trilha sua empresa está melhor preparada para trilhar.

As respostas a essas questões nascem de uma análise detalhada do momento evolutivo e do ambiente de negócios do qual a organização faz parte. Para realizar essa avaliação, uma das técnicas mais eficientes é a Matriz SWOT, utilizada em nossa metodologia de consultoria em planejamento estratégico.

O nome desse método é formado pelas primeiras letras dos elementos que o compõe, que são:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Esses quatro elementos podem ser divididos em dois grupos:

  • Fatores internos (Forças e Fraquezas);
  • Fatores externos (Oportunidades e Ameaças).

O conceito por trás da Matriz SWOT propõe que se realize um mapeamento de cada um dos seus fatores e elementos. É o resultado desse mapeamento que vai determinar que lugar a empresa ocupa no jogo do seu mercado e quais são suas condições de atuar nesse jogo.

São as respostas a essas perguntas que vão orientar a tomada de decisão a respeito de quais objetivos a empresa deve buscar. Para isso, deve considerar quais seriam as metas mais adequadas para sua evolução, levando em conta o ambiente em que está inserida, a qualidade e a quantidade de recursos tangíveis e intangíveis de que dispõe.

 

Propósito e objetivos

Toda empresa deve ter um propósito a que aspira. É esse propósito que deve estar sintetizado nos três elementos conceituais fundamentais de uma empresa: missão, visão e valores. São, na verdade, declarações de princípios que devem lastrear todas as decisões tomadas. Qualquer gestão estratégica deve começar sempre pela definição desses princípios ou ser guiada por eles, caso já existam.

As três categorias de objetivos

A definição dos objetivos que a empresa deve perseguir estão sempre atrelados ao propósito maior da organização (missão, visão e valores) e devem ser também uma consequência do que foi identificado no mapeamento do ambiente de negócios (Matriz SWOT).

A partir disso, existem três níveis de objetivos. São eles:

  • Objetivos estratégicos;
  • Objetivos táticos;
  • Objetivos operacionais.

É muito importante entender claramente o que é cada um, como eles se relacionam e onde se aplicam.

Objetivos estratégicos: são aqueles que podem ser definidos como de longo prazo e que devem levar a empresa a um novo patamar em alguns dos muitos aspectos de sua atuação. Como qualquer objetivo, deve ser mensurável em termos quantitativos e/ou qualitativos e ter um prazo para ser alcançado. Como exemplos, podemos citar objetivos como: aumentar em X% a participação de mercado no próximo ano, crescer X% no período de dois anos, alcançar uma rentabilidade X% maior em dois anos.

Objetivos táticos: são um desdobramento dos objetivos estratégicos em forma de metas de médio prazo. Geralmente, dão a cada área da empresa uma meta que deve ser alcançada de modo a contribuir para o atingimento dos objetivos maiores.

Objetivos operacionais: dizem respeito à operação do dia a dia, por isso são de curto prazo. Eles determinam quais tarefas devem ser executadas e a quais resultados devem chegar para que os objetivos táticos sejam alcançados. Podem envolver redesenho e otimização de processos, melhora na produtividade, redução da taxa de retrabalho etc.

Elaboração da estrutura de modelos de negócios

Um dos fatores de extrema importância para o sucesso do método de consultoria em planejamento estratégico da Optimize é a utilização do Business Model Canvas ou Quadro de Modelo de Negócios, ferramenta desenvolvido por Alex Osterwalder. Trata-se de uma ferramenta para planejamento e avaliação de modelos de negócios. Por trás da simplicidade de sua apresentação e diagramação está uma metodologia eficaz para uma análise profunda do negócio.

Ele é basicamente um quadro dividido em nove blocos, por meio do qual é possível visualizar todo o negócio de forma integrada. Todos os aspectos essenciais estão lá, condensados nos nove elementos:

  • Proposta de Valor;
  • Segmentos de Clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Fontes de Receita;
  • Recursos Principais;
  • Atividades-Chave;
  • Parcerias Principais;
  • Estrutura de Custos.

O que ele traz de mais inovador é permitir que se possa rapidamente enxergar como cada elemento se relaciona com os demais. É o que permite um olhar estratégico, analítico e global capaz de identificar pontos a serem trabalhados e como extrair o melhor de cada elemento.

Proposta de Valor

Como parte de uma gestão estratégica, a elaboração de uma proposta de valor é um passo fundamental para o sucesso de um produto ou serviço, é a próxima etapa da consultoria em planejamento estratégico da Optimize.

Dentro do Business Model Canvas, há um quadro que se chama Proposta de Valor. A Proposta de Valor é tão importante que merece um Canvas só pra ela. Ele também utiliza um diagrama simplificado que ajuda no desenvolvimento dessa proposta a partir da compreensão de fatores ligados ao comportamento, aos desejos e às necessidades do consumidor.

Dessa forma, é possível atuar em diversas frentes para criar e divulgar uma proposta de valor que será percebida pelo cliente como um benefício pelo qual vale a pena pagar. Essa percepção pode se dar de diversa formas, como, por exemplo, pela qualidade, pelo preço, pelo design, pela resistência, pela utilidade prática, pelo desempenho, pelo status etc.

No Canvas de Proposta de Valor são inseridos, cruzados e analisados dados do produto e ou serviço e do perfil do cliente divididos da seguinte forma:

Cliente

  • Tarefas do cliente
  • Dores do cliente
  • Ganhos do cliente

Produto

  • Detalhes do produto ou serviço
  • Alívio das dores do cliente
  • Criação de valor para o cliente

Seja para desenvolver novos produtos ou para a aperfeiçoar os que já estão no mercado, esta é mais uma ferramenta muito útil para uma gestão estratégica de resultados, por isso não poderia fica de fora do nosso método de consultoria em planejamento estratégico. 

Canvas de Planejamento Estratégico

Seguindo o mesmo princípio Business Model Canvas, a metodologia Gestão em Sintonia, desenvolvida pela Optimize, também criou um modelo de Canvas para a aplicação de um planejamento estratégico de resultados.

Sempre mantendo a Missão e os Valores da empresa como guia, esse canvas oferece uma visão ampla de como será desenvolvida a estratégia em todas suas fases.

Ele se divide da seguinte forma:

  • Perspectivas do negócio;
  • Objetivos Estratégicos;
  • Indicadores;
  • Metas;
  • Responsável;
  • Ações;
  • Cadeia de Valor e Macro-Processos do Negócios.

>>> Baixe GRÁTIS, conheça e use o Canvas utilizado na nossa consultoria em planejamento estratégico.

Mais do que uma consultoria em planejamento estratégico, a Optimize também oferece a Plataforma Sintonia. É uma solução 100% web, um software SaaS na nuvem que dá suporte, segurança e robustez nos recursos que reúne. 

Para que se tenha uma ideia, esta ferramenta alinha de forma simples e eficiente soluções para Gestão Estratégica, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Gamificação. É um modelo inovador que automatiza uma série de tarefas e tem seu foco em desenvolver resultados de alta performance. Dentro dela, a utilização do Canvas de Planejamento Estratégico se integra perfeitamente com outras funcionalidades.

Plano de Ação

Uma vez que estejam desenhadas as etapas do planejamento estratégico, é preciso elaborar um plano de ação detalhado. Ele é essencial para a atribuição, execução e monitoramento das ações necessárias para fazer as coisas acontecerem e os resultados surgirem.

Sempre apostando em ferramentas que simplificam sem abrir mão da sofisticação e da eficiência, o método de consultoria em planejamento estratégico da Optimize aplica a metodologia 5W2H.

Extremamente útil e fácil de ser aplicada, essa ferramenta é uma planilha que auxilia o controle de implantação de projetos em qualquer escala. Ela oferece um permanente overview de cada elemento, permitindo seu acompanhamento em tempo real e facilitando a tomada de decisões.

Sua base são sete perguntas, divididas em dois blocos, cujas respostas orientam a implementação.

Assim, ela se monta da seguinte forma:

5W

  • What? (o que deve ser feito?)
  • Who? (quem deve fazer?)
  • When? (quando deve ser feito?)
  • Where? (onde deverá ser feito?)
  • Why? (por que deve ser feito?)

2H

  • How? (como será feito?)
  • How much? (quanto vai custar?)

Ao responder a essas questões durante o planejamento das ações, fica muito fácil entender todo o processo, atribuir competências, definir tarefas, estabelecer prazos e definir um orçamento. Uma vez que isso esteja documentado, o passo seguinte é fazer o acompanhamento e verificar se tudo está sendo executado como foi determinado.

Monitoramento e correções

Todas as etapas da consultoria em planejamento estratégico explicados até agora, além de outros detalhes presentes em cada uma delas, demandam algum nível de monitoramento. É o ciclo permanente de qualquer planejamento, que termina e recomeça com o acompanhamento. É a partir dessa etapa que são avaliados os resultados e a eficiência do que foi determinado. Quando algum gargalo, algum imprevisto ou uma execução ineficiente põe em risco o sucesso do plano ou do projeto, é o momento de fazer ajustes, correções e apresentar novas soluções para que tudo flua perfeitamente.

Esse processo, assim como todas as etapas anteriores, pode ser automatizado em muitos sentidos. A utilização de software de gestão estratégica traz inúmeros benefícios. Entre eles, uma garantia de maior assertividade nas decisões e nas ações tomadas.

Algumas vantagens são:

  • Facilidade de uso;
  • Indicadores ajustáveis;
  • Agilidade e precisão na comunicação;
  • Ganho de tempo estratégico;
  • Análise e correção de rumo em tempo real;
  • Reconhecimento do desempenho da empresa, dos times envolvidos e também de cada indivíduo;  
  • Ganho de produtividade.

A execução de uma gestão estratégica, em todas os seus desafios, desdobramentos e gargalos, demanda um grande esforço de inteligência de negócios. Seu sucesso depende sempre de uma coordenação bem encaixada de cada um dos elementos apresentados aqui e mais uma série de detalhes que não caberiam em um único artigo.

Para empresários e gestores, esse é muitas vezes um trabalho gigantesco, que exige foco, energia e visão. Felizmente, nos tempos atuais, a tecnologia e a evolução das metodologias oferecem diversos recursos que facilitam e melhoram a eficiência desses processos. A Optimize, por meio de seu método de consultoria em planejamento estratégico, está sempre um passo à frente na hora de planejar e aplicar as melhores soluções para o seu negócio.

Assim, o modelo de Gestão em Sintonia, a Plataforma Sintonia e a experiência acumulada da Optimize em diversos cases de sucesso, estão à disposição para ajuda-lo a atingir o sucesso por meio da alta performance de resultados.

Entre em contato conosco, contrate nossa consultoria em planejamento estratégico e descubra como sua empresa pode evoluir para um novo patamar.

 

Pelo desejo intrínseco de empreender, de criar algo que fosse valorizado pelo mercado e que tornasse a gestão das organizações mais simples, mais assertiva e que as colocasse em um outro patamar, o da inovação e alta performance, é que pensamos a Optimize.  Venha e junte-se a nós!

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Comentários