Canal de Conteúdo da Optimize e Plataforma Sintonia.

Aqui você encontra diversos conteúdos e materiais gratuitos sobre gestão estratégica, transformação de processos de negócios, projetos e de como enganjar sua equipe para colocar sua empresa em sintonia e alcançar os resultados…

Nossas Redes Sociais

Nossas Redes Sociais:

Top
Plataforma Sintonia, BSC e OKRs para o alcance de objetivos – Blog Gestão em Sintonia
6847
post-template-default,single,single-post,postid-6847,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,mkd-smooth-scroll,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Plataforma Sintonia, BSC e OKRs para o alcance de objetivos

Uma boa gestão estratégica está sempre atrelada ao cumprimento de diversas tarefas. Cada uma atuando como instrumento para a conquista dos objetivos. É a qualidade desse conjunto de ferramentas que vai fazer a diferença na hora de colher os resultados. Entretanto, tão importante quando utilizar as ferramentas certas é fazê-lo de modo que haja sintonia entre cada uma delas. É esta relação de conjunto completo de ferramental o que está por trás do sucesso da Plataforma Sintonia, dentro da qual os conceitos de BSC e OKRs são aplicados com eficiência e sinergia.

Atingir a alta performance é uma demanda do mercado, que está cada vez mais seletivo e exigente. Por isso, aplicar BSC e OKRs, conceitos conhecidos, testados e de garantida eficácia, com outros, mais modernos e de extrema relevância, torna-se uma necessidade incontornável para obter vantagem competitiva. Nesse sentido, o módulo de Gestão Estratégica da Plataforma Sintonia aplica os princípios do BSC e OKRs com foco nos resultados.

Quer entender como BSC e OKRs contribuem para a alta performance? Continue lendo este texto e descubra as vantagens desses recursos.

Plataforma Sintonia: módulo de gestão estratégica

Desenvolvida e disponibilizada como um software SaaS (Software como serviço), a Plataforma Sintonia é uma solução integrada de gestão. Ela se diferencia por disponibilizar diferentes módulos para Gestão Estratégica, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Gamificação. Em cada um deles, aplica técnicas, conceitos e ferramentas modernas. Todas customizáveis e sintonizadas entre si para alcançar o melhor resultado com o máximo de sinergia.

No seu módulo de Gestão Estratégica, dispõe de um amplo leque de opções em linha com o que há de mais atual em conceitos e técnicas de planejamento, BSC e OKRs, execução de planos, desdobramento de ações e avaliação de desempenho. Todos eles plenamente adaptáveis e simples de serem implementados.

Entre os recursos disponíveis neste módulo, podemos destacar:

  • Definição de objetivos;
  • Definição de metas;
  • Desdobramento de metas (do estratégico até o operacional);
  • Desenvolvimento de planos de ação;
  • Monitoramento de planos de ação;
  • Alertas automáticos;
  • Dashboard do mapa estratégico;
  • Navegação entre os desdobramentos;
  • Dashboard de desempenho individual de cada colaborador;
  • Dashboard de desempenho por time ou área;
  • Histórico de resultados de cada objetivo;
  • Cruzamento de dados para análise de causas e efeitos.

O que é BSC?

Entre as técnicas e conceitos utilizados pelo módulo de Gestão Estratégica da Plataforma Sintonia, está o BSC. Trata-se da sigla para Balanced Scorecard, um modelo que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na execução da uma gestão estratégica de resultados.

O Balanced Scorecard é uma metodologia que permite desenvolver, aplicar e mensurar ações focadas nos objetivos estratégicos da empresa. Ao desdobrar a estratégia, ele permite que sejam definidos processos, indicadores, metas e atividades que conduzam a organização aos objetivos traçados.

A grande vantagem que ele traz está em permitir uma compreensão global clara de quais são os objetivos e exatamente quais ações devem ser tomadas para atingi-los. Uma vez que isso esteja claro, o método também oferece recursos para desenvolver, acompanhar e mensurar essas ações.

Para ser aplicado, o BSC sugere que o negócio seja analisado a partir de quatro perspectivas:

  • Perspectiva Financeira;
  • Perspectiva do Mercado;
  • Perspectiva de Processos Internos;
  • Perspectiva de Aprendizado.

Para cada uma delas devem ser respondidas perguntas sobre como elas se encaixam e o que devem fazer para serem mais competitivas. Entre outras coisas, esse processo inicial permite que se tenha uma visão melhor de como cada um desses elementos influenciam os resultados do negócio.

A partir disso, como o nome “balanced” indica, busca-se desenvolver ações para cada uma das perspectivas analisadas, de modo que atuem de forma balanceada, melhorando seu desempenho individual e geral. Assim, para cada uma das perspectivas, são traçados objetivos, indicadores, metas desdobradas e projetos a serem postos em andamento. É esse conjunto que, de forma equilibrada, vai levar a empresa aos objetivos que ela precisa alcançar.

E para realizar esta etapa, uma das melhores ferramentas é a definição de OKRs.

O que são OKRs?

A simplicidade e a eficiência das ferramentas utilizadas na Plataforma Sintonia são uma marca desta solução. A ideia é sempre atingir resultados com o mínimo de complicação e o máximo de eficiência. A utilização de OKRs – sigla de Objetives and Keys Results – se encaixa perfeitamente neste princípio.

Adotada pelo Google logo no início de sua operação e, atualmente, por diversas empresas de sucesso e de referência em suas áreas, o método OKR é um sistema de definição e acompanhamento de metas. Ele utiliza uma abordagem extremamente simplificada, facilmente compreensível em todos os níveis da organização, permitindo alinhamento preciso entre cada objetivo e gerando engajamento nas pessoas.

Em outras palavras, é uma ferramenta que organiza as coisas de modo que as prioridades de cada área e de cada colaborador estejam claras. Ao mesmo tempo, permite que tudo esteja sempre alinhado com os objetivos macros da empresa e que todos atuem de forma engajada, graças à facilidade com que compreendem seu papel dentro da organização e de onde ela quer chegar.

Métricas e objetivos

A aplicação de OKRs se divide em dois elementos: objetivos e métricas de resultados.

Objetivos – ainda que no planejamento estratégico os objetivos sejam descritos com todas as suas particularidades, ao transferi-los para uma OKR é necessário simplificá-los. Assim, nesse sistema, ele deve ser descrito de forma fácil de entender, de memorizar e de um modo que seja estimulante, que as pessoas queiram atingi-lo. Deve ser sucinto e inspirador na sua descrição. Só assim poderá conseguir o engajamento das pessoas.

Métricas de resultados – devem ser sempre quantitativas, focadas nos objetivos e simples de serem mensuradas. A ideia é que todos que estejam envolvidos com elas saibam quais são e o que precisam fazer para que estejam sempre dentro do esperado. É esse engajamento que vai produzir os resultados pretendidos.

O princípio por trás do conceito de OKRs é que a forma como são desenvolvidas e aplicadas envolva completamente o time. Para isso, é necessário que todos saibam quais são os objetivos e qual papel desempenham para seu atingimento. Isso valoriza o trabalho individual e também o coletivo, uma vez que todos entendem para onde e como devem direcionar seus esforços. É de onde nasce não apenas o engajamento, mas também a produtividade e até mesmo o bom clima organizacional.

Gamificação: uma mão para BSC e OKRs

Por melhor que sejam as ferramentas utilizadas, estimular o envolvimento das pessoas é sempre um desafio. Uma dica que pode ser uma mão para otimizar ainda mais a aplicação do BSC e OKRs é investir em Gamificação.

Trata-se de uma ferramenta que também faz parte da Plataforma Sintonia e que auxilia no estímulo às equipes para atingirem resultados. Para isso, são desenvolvidas estratégias motivacionais e engajadoras utilizando o mesmo princípio dos jogos para gerar competitividade, envolvimento, foco e produtividade. Vale a pena conhecer melhor esse recurso e descobrir como ele pode impulsionar o desempenho de equipes de diversas áreas.

Alcançar a alta performance depende de estratégias vencedoras. Por trás delas, há sempre ferramentas eficientes na geração de resultados. As metodologias BSC e OKRs, alinhadas pela Plataforma Sintonia, são dois exemplos de mecanismos capazes de extrair o melhor de cada área e de cada colaborador, sem nunca perder o foco nos objetivos do planejamento estratégico. Sua eficiência comprovada já levou companhias a patamares surpreendentes de qualidade e sucesso. Elas podem fazer o mesmo por sua empresa. 

Use você também em sua empresa as ferramentas BSC e OKRs. Crie sua conta grátis na Plataforma Sintonia.  

O que achou deste conteúdo sobre BSC e OKRs? Se achou interessante, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais!

 

Pelo desejo intrínseco de empreender, de criar algo que fosse valorizado pelo mercado e que tornasse a gestão das organizações mais simples, mais assertiva e que as colocasse em um outro patamar, o da inovação e alta performance, é que pensamos a Optimize.  Venha e junte-se a nós!

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Comentários