Canal de Conteúdo da Optimize e Plataforma Sintonia.

Aqui você encontra diversos conteúdos e materiais gratuitos sobre gestão estratégica, transformação de processos de negócios, projetos e de como enganjar sua equipe para colocar sua empresa em sintonia e alcançar os resultados…

Nossas Redes Sociais

Nossas Redes Sociais:

Top
Problemas com o desempenho da equipe? Faça isso! – Blog Gestão em Sintonia
1562
post-template-default,single,single-post,postid-1562,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,mkd-smooth-scroll,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
Blog Gestão em Sintonia / Enganjamento  / Problemas com o desempenho da equipe? Faça isso!

Problemas com o desempenho da equipe? Faça isso!

Dicas para melhorar o desempenho da equipe e atingir melhores resultados com mais eficiência.

A gestão de uma equipe está entre os maiores desafios de qualquer empreendimento. Seja como empresário ou gestor de uma área, extrair a melhor performance das pessoas, aprimorar o desempenho da equipe e alcançar os melhores resultados exige esforço e criatividade.

Muitos se perguntam como resolver problemas no comando de um ou mais times. Buscam soluções que os ajude a aumentar a eficiência, evitar desperdícios, delegar adequadamente responsabilidades e saber como cobrar resultados. Tudo isso sem perder o controle de processos e operações.

Como você já deve saber, não existe uma fórmula mágica para resolver todas as dificuldades. Entretanto, há uma série de iniciativas que, quando postas em prática, podem colocar sua equipe nos trilhos da alta performance.

Quer saber quais são essas iniciativas? Então continue lendo e veja as dicas que preparamos para você impulsionar o desempenho das suas equipes.

Tenha uma comunicação objetiva

Da mais simples instrução operacional ao discurso motivacional, tudo passa por uma boa comunicação. Nesse sentido, é preciso sempre ser claro e objetivo na mensagem, mas com o tom e a linguagem adequada.

Mais importante de tudo, porém, é a clareza. A equipe deve sempre saber de forma precisa quais são seus objetivos e o que se espera dela. E não apenas isso. O time deve ser orientado sobre como chegar aos resultados esperados e quais atitudes e postura devem assumir.

Para que essa comunicação ocorra regularmente e sem ruídos, vale investir em algumas ações como reuniões rápidas e objetivas, compartilhamento de agendas, redes sociais internas, etc.

Engaje as pessoas

Poucas coisas contribuem mais para os resultados do que ter um time engajado. Quando as pessoas acreditam no que fazem e quando se sentem parte de algo maior, tendem a realizar suas tarefas com mais empenho e determinação

Mas como engajar pessoas?

Há muitas maneiras de fazer isso. Antes de tudo, é preciso sempre buscar compor equipes que sejam afinadas entre si. Nesse ponto, a assertividade na hora de recrutar é fundamental. Pessoas com personalidade, valores e crenças semelhantes ou complementares ajudam a dar fluidez no trabalho em grupo e ainda garante a harmonia do ambiente.

Na hora de engajar, também vale voltar ao básico, que é a comunicação clara e objetiva. Isso quer dizer que quando as pessoas de um grupo têm clareza de seu papel, daquilo que se espera delas, sentem-se mais motivadas a realizar suas demandas com mais afinco. E para isso, nada melhor do que dar feedbacks constantes.

Pressione na medida certa

A pressão faz parte do mundo corporativo atual. Embora todo bom profissional saiba disso e embora muitos estejam bem preparados para lidar com ela, errar na medida pode trazer resultados opostos aos desejados.

Antes de tudo, na hora de cobrar um resultado deve-se ter certeza que a pessoa teve todas as condições para realizar aquela entrega. Ou, mais importante ainda, que ela sabia desde o princípio que era aquilo que se esperava dela. Como você vê, mais uma vez voltamos ao pilar principal, que é a comunicação.

Entretanto, há outros elementos importantes a serem considerados na hora de pressionar seu time por resultados. Fazer uma abordagem que seja suave, porém firme, é o primeiro passo. Grosserias e ameaças são a última coisa que se deve fazer.

Saber ajustar o tom e a intensidade das cobranças vai depender de um exercício de sensibilidade e de conhecimento das pessoas para saber o que melhor funciona para motivá-las à ação. Aqui estão algumas dicas básicas:

  • Tenha regularidade na frequência com que passa orientações;
  • Na hora de passar tarefas e objetivos, seja o mais claro e transparente possível e nunca deixe margem para dúvidas;
  • Demonstre estar sempre atento aos passos da equipe, acompanhe atentamente sua evolução e interfira logo que perceber algo fora de trajetória;
  • Não deixe para cobrar na última hora;
  • Quando algo não estiver no caminho certo, dê o feedback rapidamente e de forma clara, mostrando o que está errado e se propondo a ajudar na correção;
  • Crie prazos e metas que sejam desafiadoras, mas que também sejam realistas.

Ofereça recursos para o desempenho da equipe

É importante que os times de sua empresa disponham de ferramentas para a boa execução do seu trabalho. Isso vale para questões tanto de ergonomia quanto de tecnologia.

Isso quer dizer que é elementar oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho que seja agradável e confortável. E que todos disponham de recursos diversos que deem suporte para que atinjam os resultados.

Para isso, vale investir em aplicativos, softwares, aparelhos e outras ferramentas práticas.

Mantenha um programa de treinamento e desenvolvimento

Disponibilizar recursos para a capacitação é uma das ações mais eficazes para melhorar o desempenho da equipe. Esta é uma estratégia que traz benefícios em diversos níveis, pois isso também estimula o engajamento do time.

Invista em treinamentos, cursos, workshops, sejam eles presenciais ou à distância. Atualização e capacitação são essenciais em um mercado competitivo. Quem não estiver se atualizando regularmente está ficando para trás. No caso de uma equipe que busca melhorar o desempenho, estar em dia com as novas práticas e ter a oportunidade de arejar a visão de negócios é sempre benéfico.

Do ponto de vista do engajamento, receber treinamentos e atualizações constantes faz com que os colaboradores se sintam valorizados. Sentem que a empresa e a liderança está investindo neles e isso gera um sentimento de pertencimento, de ter um papel importante dentro da companhia, o que os faz se engajarem com a busca por melhores resultados.

Elimine burocracia

É claro que toda empresa precisa de processos e formas de controle permanentes. No entanto, quando os processos se tornam engessados demais se transforma em burocracia.

O efeito negativo disso é duplo. De um lado, compromete o próprio andamento das atividades, roubando agilidade dos processos decisórios. De outro, desestimula os colaboradores, que veem na burocracia um impedimento para a inovação.

A dica é estar sempre aberto a sugestões e até mesmo incentivá-las no sentido de criar um clima inovador, onde todos possam contribuir para melhorar processos. Nessas horas, o melhor é ouvir com atenção as pessoas ligadas diretamente às rotinas operacionais e entender como elas acham que podem ser aprimoradas.

O resultado disso pode ser não apenas ganhos em produtividade e satisfação dos colaboradores, como também em redução de desperdícios e economia de recursos.

Desenvolva as pessoas

Esta é uma consequência de dar treinamentos. Mas não depende só disso. Desenvolver pessoas exige um pouco de cada dica dada até aqui. Especialmente no que se refere a feedbacks constantes e oferecer capacitação.

Ter profissionais cada vez mais bem treinados, amadurecidos profissionalmente e preparados para desafios cada vez maiores só traz benefícios para qualquer empresa.

Isso envolve também dar a oportunidade de crescimento, com um plano de carreira e uma política de meritocracia que premie os melhores. Esse é o tipo de coisa que mantém a motivação elevada e ajuda os times a se manterem focados em resultados.

Como dito no início, os desafios para aperfeiçoar o desempenho da equipe são sempre grandes e precisam ser revistos constantemente. Mas com essas dicas você certamente tem uma base sólida para estimular a melhora de performance e alcançar resultados de qualidade.

E sua empresa? O que ela faz para que os times desempenhem melhor? Conte para a gente nos comentários e compartilhe sua experiência.

 

Pelo desejo intrínseco de empreender, de criar algo que fosse valorizado pelo mercado e que tornasse a gestão das organizações mais simples, mais assertiva e que as colocasse em um outro patamar, o da inovação e alta performance, é que pensamos a Optimize.  Venha e junte-se a nós!

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Comentários

Comentários